sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dermatologista explica qual o protetor solar mais indicado para cada tipo de pele


Um dos objetivos, se não o principal, buscado pela maioria das pessoas, é garantir um corpo bronzeado durante o verão. Mas, antes de se expor ao sol, é importante estar atento para uma fotoproteção adequada. Segundo a dermatologista Selma Cernea, a escolha do protetor solar para o rosto deve ser feita de acordo com o tipo de pele, isto é, peles mais secas exigem fórmula em creme ou loção cremosa; as mais oleosas se adaptam melhor àqueles produtos em gel ou loção.

Já para o restante do corpo em que a pele costuma ser mais seca, a aplicação de protetores solares em loção cremosa é a ideal - com exceção das áreas em que há uma maior quantidade de pelos, nas quais o uso de spray acaba sendo o mais adequado.

Em relação à escolha do fator de proteção solar (FPS) adequado, a especialista esclarece que “a proteção adquirida pelo FPS de nível 15, 30 e 60 corresponde, respectivamente, a 93,3%, 96,7% e 98,3%. Portanto, é recomendável que se prefira uma aplicação correta do FPS 30. Essa opção pela média pode oferecer melhores resultados, sobretudo nos casos de exposição prolongada à radiação solar, do que o uso da opção mínima (15) ou mal aplicada do FPS 60”.

Ela acrescenta que “o protetor solar deve ser reaplicado com maior frequência em situações como as de transpiração excessiva ou de imersão na água. Para as demais, deve ser levado em conta que o tempo de duração de um FPS de nível 30, em condições normais, é de duas a três horas”.  

Para regiões como as do rosto, couro cabeludo e braços, que costumam ficar mais expostas ao sol, a aplicação do protetor solar deve ser feita diariamente, mesmo quando não há exposição solar exagerada.

Contudo, se as medidas de fotoproteção não forem tomadas e ocorrerem queimaduras solares, a dermatologista recomenda que naquelas avaliadas como de primeiro grau (apresentando pele avermelhada), podem ser aliviadas com compressas frias ou o uso de loções calmantes. Já em casos mais graves (com o aparecimento de bolhas), deve-se procurar pelo atendimento médico.

Outros fatores que aumentam a proteção recomendados pela dermatologista são: uso de roupas adequadas, que permitam a respiração da pele ao mesmo tempo que evitem o contato direto com a radiação, bonés;  a ingestão de líquidos como água e sucos; o consumo de alimentos leves como frutas, verduras e legumes – sempre de forma moderada e balanceada. “Estes cuidados complementares vão contribuir para a proteção e a saúde da pele, além de prevenir outras doenças e problemas comuns durante o verão. Só farão bem”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário